sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como vimos na seção 2.1, a entropia pode ser definida utilizando os conceitos macroscópicos de calor e temperatura como foi proposto por Rudolf J. Clausius. Entretanto, a partir da compreensão de macroestado e microestado proposto por Ludwig Boltzmann e analisada nesta seção, a entropia também pode ser tratada de um ponto de vista microscópico com a análise estatística de movimentos moleculares.
Utilizaremos um modelo microscópico para investigar a expansão livre [1] de um gás ideal confinado em um sistema termodinamicamente isolado por paredes adiabáticas [2]. Na TCG [3], as moléculas do gás são consideradas como partículas que se deslocam de forma aleatória. Suponha uma quantidade de gás ocupando um volume inicial Vi (figura 8).

Figura 8. Esquema de um gás confinado de um lado do recipiente ocupando um volume Vi.

Quando a divisória que separa os dois lados do recipiente maior é removida, as moléculas espontaneamente serão distribuídas de alguma forma por todo o volume maior Vf (Figura 9).

Figura 9. Esquema de um gás ocupando todo o espaço do recipiente.

Para simular a expansão livre representada nas figuras 16 e 17, vamos assistir ao vídeo 8. Esse vídeo tem a finalidade de tornar a situação mais concreta e, sobretudo, fazer uma conexão entre os conceitos de macroestado e microestado vistos nos vídeos 4, 5, 6 e 7 com o conceito de entropia. Confira no endereço eletrônico a seguir!

Inicialmente, as baratinhas ocupam um volume inicial Vi do lado direito da caixa de papelão. Quando a tira de papelão que separa os dois lados da caixa é removida, as baratinhas espontaneamente ocuparam de alguma forma o volume maior Vf .Essa probabilidade poder ser determinada primeiramente encontrando-se a probabilidade para a variedade das posições de cada partícula envolvidas no processo da expansão livre. Logo depois que a divisória é removida e antes que as partículas tenham uma chance de rapidamente ocupar a outra metade do recipiente, todas as elas estão no volume inicial Vi. Vamos estimar a probabilidade das partículas chegando a uma determinada configuração com os movimentos aleatórios naturais dentro de um volume maior Vf. Suponha que cada partícula ocupa um volume microscópico Vm e cada posição desta é igualmente provável.



Na expressão 2, utilizamos w para representar o número de maneiras de encontrar as partículas no volume. Cada maneira é um microestado. À medida que mais baratinhas são adicionadas ao sistema, os números de microestados possíveis se multiplicam juntos. A partir da ideia de macroestado e microestado, Boltzmann apresentou quantitativamente a definição de entropia:







[1] A expansão livre corresponde a um processo onde um sistema físico - geralmente um gás ideal - tem seu volume instantaneamente aumentado, ou tem seu volume aumentado de forma que este aumento no volume não se dê em virtude da pressão que este exerce sobre as fronteiras móveis do sistema, pressão que, durante a expansão, reduz-se a zero. Não há, pois dispêndio de energia por parte do sistema para se realizar tal expansão. Portanto, nessa expansão não há realização de trabalho; não há variação da energia interna, não há trocas de calor entre o sistema e a vizinhança. Entretanto, ocorre um aumento da entropia do sistema.                   
[2] Paredes adiabáticas são paredes que não ocorre trocas de calor com o ambiente externo.
[3] Sigla que representa – TEORIA CINÉTICA DOS GASES.                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário